domingo, 29 de abril de 2012

Lá vamos nós para mais uma etapa de resumos para o teste intermédio que se aproxima..
Desta vez com o 8º ano. Esperemos que não seja demasiado difícil, e desejamos boa sorte a todos (:
 
Ecologia e ecossistemas:
- Os ecólogos são cientistas que se dedicam ao estudo da Ecologia.
- A Ecologia é o estudo das interacções entre os seres vivos e o ambiente.
- Uma espécie é um conjunto de organismos com características idênticas que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis. 
- A biodiversidade é a diversidade de espécies num determinado ambiente. 
- A biosfera é o conjunto de ecossistemas da Terra.
- O habitat é o meio onde vive um organismo.
- Uma população é um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área e num determinado período de tempo.
- A comunidade é o conjunto de diferentes populações num ecossistema e das interacções que estabelecem entre si. 
- O ecossistema é um sistema dinâmico formado por:
  • Factores abióticos- meio físico-químico. 
  • Factores bióticos- organismos e suas interacções.

Factores abióticos
Os principais factores abióticos são a luz, o solo, a água e a salinidade.

- Relativamente à temperatura:
  • O animais de temperatura constante ou homeotérmicos conseguem manter a sua temperatura interna constante.
  • Nos animais de temperatura variável ou poiquilotérmicos a temperatura corporal varia com a temperatura ambiental.
  • Os animais apresentam adaptações à temperatura, tais como:
    • revestimento corporal: mais pêlos e penas no clima frio.
    • superfície corporal: orelhas e focinho mais curtos no clima frio.
    • suar e artar: perdem calor no clima quente.
    • hibernação: estado de dormência em períodos quentes e secos.
    • estivação: estado de dormência, durante a estação fria.
    • migração: movimento sazonal regular dos seres vivos de um local para o outro.
  • As plantas resistem às baixas temperaturas:
    • ficando reduzidas aos órgãos subterrâneos ou sementes;
    • perdendo a sua folhagem- folha caduca;
    • apresentando folha resistente;
  • Relativamente à luz:
    • O fotoperíodo é o número de horas de luz durante um dia.
    • Nas plantas, a luz condiciona:
      • a realização de fotossíntese;
      • os movimentos em direcção à luz- fototropismos;
      • a distribuição por estratos.
  •  Nos animais, a luz condiciona:
    • a migração;
    • a hibernação;
    • os ciclos reprodutivos;
    • a fototaxia- movimentos relativamente à fonte luminosa;
    • a mudança de cor de pelagem e da penugem.
  •  Relativamente à água:
    Algumas plantas de clima seco apresentam:
    • raízes superficiais longas; 
    • caules carnudos;
    • folhas reduzidas a espinhos;
    • cutícula.
  •  Os animais do deserto apresentam:
    • impermeabilização do corpo;
    • diminuição da produção de urina;
    • diminuição da transpiração.
  • Relativamente ao solo:
    • é uma mistura de material rochoso alterado, minerais, matéria orgânica, água e ar.
Factores bióticos
  • As interacções podem ser:
    • intra-específicas: entre organismos da mesma espécie;
    • interespecíficas: entre seres vivos de espécies diferentes.
  •  As sociedades são conjuntos de indivíduos da mesma espécie que cooperam.
  • A cooperação intra-específica é uma interacção favorável de benefício mútuo.
  • A competição é um interacção intra-específica ou interespecífica em que o comensal é beneficiado e o outro individuo não é prejudicado nem beneficiado.
  • O canibalismo é um caso extremo de competição intra-específica em que os indivíduos adultos se alimentam de outros adultos, ovos, embriões, larvas ou juvenis da mesma espécie.
  • O mutualismo é uma interacção interespecífica em que ambas as espécies são beneficiadas.
  • Ocorre simbiose quando existe uma integração física e fisiológica entre os indivíduos.
  • O parasitismo é uma interacção em que o parasita retira vantagens do hospedeiro.
  • O efectivo populacional- número de indivíduos de uma população- depende da:
    • natalidade: número de nascimentos da população;
    • mortalidade: número de óbitos na população;
    • imigração: número de indivíduos que chegam à população;
    • emigração: número de indivíduos que abandonam a população.

Fluxo de energia e ciclos de matéria:

 O fluxo de energia é unidireccional:
  • A energia solar é transformada pelas plantas em energia química.
  • A energia passa para os outros organismos através da alimentação.
  • Na passagem de um nível trófico para outro nível trófico a energia vai diminuindo.
 A matéria circula de forma cíclica:
  • Os seres autotróficos produzem a matéria orgânica a partir de matéria mineral na fotossíntese.
  • Os seres heterotróficos obtêm a matéria orgânica na alimentação.
  • Os decompositores são heterotróficos que transformam a matéria orgânica morta em matéria mineral, reutilizável pelos seres autotróficos.
  • O ciclos da água é um exemplo de ciclos de matéria.
A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação:
  • O nível trófico é a posição que cada ser vivo ocupa numa cadeia alimentar.
  • Os produtores são sseres autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico.
  • Os consumidores são seres heterotróficos e ocupam os restantes níveis tróficos.
Uma teia alimentar é o conjunto das várias cadeias alimentares de um ecossistema interligadas entre si.
As pirâmides ecológicas representam a transferência de energia e matéria ao longo da cadeia alimentar.

Os ciclos da matéria e o fluxo de energia tendem a manter os ecossistemas em equilíbrio dinâmico.
A sucessão ecológica é a evolução do ecossistema desde a comunicação pioneira até ao clímax.
A comunidade pioneira é o conjunto das primeiras espécies a colonizar um substrato virgem.
  • A sucessão primária inicia-se num local onde nunca existiram seres vivos.
  • A sucessão secundária ocorre num local onde, anteriormente, já existiu uma comunidade.
A variação do número de indivíduos de uma população inclui:
  • crescimento exponencial: aumento rápido do número de indivíduos da população por natalidade;
  • flutuação cíclica: oscilação do número de indivíduos ao longo do tempo. 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas:

As catástrofes naturais são acontecimentos de origem natural com consequências graves para o equilíbrio dos ecossistemas e para as populações humanas.
  • Existem vários modos de reduzir os prejuízos provocados pelos sismos:
    • construir cartas de risco sísmico;
    • estabelecer normas de construção anti-sísmica;
    • realizar exercícios de simulação e conhecer as normas de protecção pessoal.
  • Existem vários modos de reduzir os prejuízos provocados pelos vulcões:
    • planeamento na ocupação do solo;
    • elaboração de planos de evacuação;
    • previsão das erupções. 
As tempestades são manifestações da intensa actividade atmosférica da Terra e podem causar elevados prejuízos humanos e materiais.
  • As principais causas das inundações são:
    • o excesso de precipitação;
    • a falta de limpeza e assoreamento dos leitos; 
    • as construções sem planeamento nem estudo de impacte ambiental.
  • As inundações provocam prejuízos materiais e perda de vidas, podendo ser prevenidas:
    • elaborando cartas de zonas inundáveis;
    • cumprindo a legislação na construção civil.
  • As principais causas das secas são:
    • a falta de precipitação;
    • os valores elevados da temperatura do ar.
  • As secas provocam:
    • a diminuição nas reservas de água potável;
    • o aumento dos incêndios florestais;
    • a diminuição da biodiversidade;
    • a queda da produtividade agrícola;
    • a desertificação.
 As catástrofes tecnológicas são acontecimentos provocados pelo ser humano com consequências drásticas para os ecossistemas e para as populações.

  • As principais causas da poluição atmosférica são:
    • a queima de combustíveis fósseis;
    • as radiações;
    • as ondas sonoras.
  •  As principais consequências da poluição atmosférica:
    • o aumento da temperatura atmosférica, devido ao excesso de gases com efeito de estufa, provocando o aquecimento global.
    • as chuvas ácidas provocam:
      • morte de seres vivos aquáticos;
      • destruição de florestas e campos agrícolas;
      • acidificação dos aquíferos;
      • doenças respiratórias;
      • danos no revestimento dos automóveis, estátuas e edifícios.
    • a redução da espessura da camada do ozono permite uma maior passagem da radiação UV com consequências graves para os ecossistemas e para o ser humano.
  • A poluição aquática é causada por: 
    • poluentes não degradáveis como alumínio, petróleo, pesticidas, mercúrio;
    • poluentes biodegradáveis como esgotos domésticos.
* A poluição aquática pode provocar doenças e o desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos- morte de organismos aquáticos. *

  • A poluição dos solos é causada por:
    • poluição atmosférica e aquática;
    • excesso de agro químicos.
  • A poluição dos solos pode provocar:
    • contaminação dos aquíferos;
    • morte de diversos organismos; 
    • alterações nas cadeias alimentares;
    • doenças no ser humano;
    • salinização do solo.
  • A desertificação é a degradação dos solos resultante das alterações climáticas e das atividades humanas.
  • Para prevenir a desertificação é necessário:
    • adoptar práticas de conservação do solo;
    • praticar agricultura sustentável, como, por exemplo, a agricultura biológica.
  • A desflorestação resulta, principalmente, de:
    •  incêndios, chuvas ácidas e abate de árvores.
  •  A floresta é extremamente importante, pois:
    • liberta oxigénio;
    • é um sumidouro de carbono, contribuindo para a diminuição da GEE (gases efeito de estufa);
    • regula o clima;
    • previne a erosão do solo;
    • aumenta a capacidade de retenção de água no solo; 
    • melhora a qualidade da água;
    • atenua o efeito das cheias;
    • suporta a biodiversidade.
  •  A introdução de espécies invasoras tem como consequência a ocupação do habitat e possível extinção das espécies autóctones, perturbando o equilíbrio dos ecossistemas. 

RECURSOS NATURAIS

Recurso Natural, é tudo aquilo que o Homem retira da Natureza para satisfazer as suas necessidades. Podem ser classificados quanto á sua finalidade - Energéticos, Hídricos, Biológicos e Minerais), e quanto á sua capacidade de reposição na Natureza (Renováveis ou Não Renováveis).

Tipos de água:
  • Água de Nascente
  • Água Mineral
  • Água mineromedicinal
  • Água Termal 

GESTÃO DE RESÍDUOS 
  
Os resíduos podem ser:
  • Agrícolas
  • Industriais 
  • Hospitalares
  • Domésticos
ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais

Destino dos resíduos sólidos urbanos:
  • Reciclagem
  • Compostagem
  • Incineração
  • Aterro Sanitário
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Consiste em satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

ÁREAS PROTEGIDAS:
  • Parque Nacional - área praticamente desocupada pelo Homem e que engloba ecossistemas virgens a preservar
  • Parque Natural - área semi-urbanizada, em que a intervenção humana não desiquilibra os ecossistemas, revelando harmonia a entre o meio natural e a sociedade humana
  • Reserva Natural - área cujo principal objetivo é proteger habitats muito ricos em vida animal e vegetal
  • Paisagem Protegida - tem como principal objetivo proteger uma caraterística de uma paisagem, para que esta não seja humanizada
  • Geomonumento - ocorrência geológica natural que necessita de ser preservada pelo seu interesse científico, cultural, etc.

fonte: Manual "Bioterra"- Sustentibilidade na Terra 8º ano
           Lucinda Motta/ Maria dos Anjos Viana e blog de Ana Mafalda Torres

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