sábado, 2 de junho de 2012

Onde mora a Saúde?

A saúde é a base da nossa sobrevivência. 
Fizemos até agora várias postagens sobre o nosso organismo, os sistemas, etc., importando por isso realçar que para um bom funcionamento de todos eles, precisamos de ter uma boa alimentação, rica em frutas e legumes, respeitadora da Roda dos Alimentos. 

Dietas

Aproximando-se o verão, recomeça a luta contra a barriga. Muitas das vezes, cai-se no erro de achar que uma dieta consiste em deixar de comer; NÃO! Ao deixar de cumprir os horários das refeições e largar estas mesmas com o objetivo de não comer, acabamos por ingerir maior quantidade de alimentos - mesmo que inconscientemente - da próxima vez que comermos. Assim, não estamos a fazer dieta, nem a proceder de uma forma saudável. Ser por outro lado nos revelarmos cumpridores da promessa de não comer, o nosso organismo não vai ter estimulantes para o seu funcionamento, podendo - num caso extremo - deixar de funcionar. 
Assim, a melhor dieta que podemos fazer é restringir a nossa dieta a refeições simples e equilibradas, ricas em nutrientes, que nos concedam tudo o que o nosso organismo necessita, sem excessos de aditivos desnecessários.

O link seguinte acessa a uma reportagem de um jovem de 19 anos, André Matias, praticante de desporto, que enfrenta uma anorexia nervosa: http://www.youtube.com/watch?v=Midq39Q3H1A&feature=relmfu 

Parte D- Dicas de bem-estar!

1.

“Se você adora cães e tem certeza de que pode cuidar de um cão, então tenha um cão! Vários estudos têm demonstrado uma ligação desse relacionamento com a saúde e vida longa!”

Na verdade, ter um cão ou gato nos obriga a caminhar todos os dias (leia dicas da semana 41 e 35 também), o que nos permite ter um relacionamento afectivo (muito importante para as pessoas solitárias). Diminui o stress, a hipertensão, etc.

Esta é uma óptima ideia, especialmente para os idosos, mas contanto que a pessoa se comprometa a cuidar do animal. Porque um animal não é um “brinquedo” que é accionado assim que temos vontade. 


2.

“ Faça uma caminhada de 20 minutos, todos os dias pela natureza ! ”

De acordo com um estudo, a caminhada provoca um efeito revitalizante (diminui o stress,...). Se você não tem a oportunidade de passear na natureza, imagine o passeio (a natureza, a floresta,...), parece que o efeito é tão eficaz quanto (devido à força do pensamento).

No mesmo princípio, um estudo americano mostrou que os centros comerciais com estacionamento incluindo árvores tiveram vendas melhores do que aqueles que não o fizeram. O homem verdadeiramente ama as árvores!

Parte C- dicas diagnóstico!

1.

“ Meça sua pressão arterial regularmente, pelo menos uma vez por ano, ainda mais se você souber que a sua pressão não é ideal ! ”

A hipertensão é uma doença que pode ser fatal (enfarte, AVC, problemas renais,...) se não for bem tratada. Portanto, meça regularmente sua pressão sanguínea, com o médico de sua família.

2. 

" Meça regularmente seu colesterol ! "

Um alto nível de “colesterol ruim” aumenta o risco de enfarte ou de ataques cardíacos (Ex: Acidente Vascular Cerebral).

3.

“Desde os 60 anos é recomendado (de acordo com as autoridades de saúde dos EUA) se vacinar contra o Herpes Zoster ”

O cobreiro (Herpes Zoster) é uma doença muito dolorosa. Os americanos recomendam a vacinação com a idade de 60 anos, mas na Europa cada país pode ter uma política de saúde diferente. No site Creapharma costumamos tomar com referência número 1 os EUA, mas sabemos que, às vezes, eles podem ter uma visão diferente da Europa, em geral, as diferenças são pequenas. Converse com o seu médico no seu país, para saber melhor a respeito. 


4.

“ Para prevenir a gastroenterite, lave as mãos regularmente ! ”

Um surto de gastroenterite surgiu na Europa e no Canadá no início de 2011. Lavar as mãos é provavelmente a melhor maneira de evitar a “gastro”, porque sabemos que o vómito contém uma quantidade enorme de vírus que se espalham facilmente.

5.

“ Observe regularmente a sua pele ! ”


É muito importante observar regularmente a pele (com o uso de um espelho ou perguntar para alguém) verificar seus sinais. Em caso de mudança de estrutura, cor, tamanho... Consulte um médico, pois isso pode significar o início de um melanoma.

Quanto mais precocemente o melanoma for detectado, maiores serão as chances de cura!

6.

“ Vacine-se contra gripe se você pertencer à algum grupo de risco ”

 

7.

“ Verifique o estado de suas vacinas, veja se você está em dia ! ”

Por exemplo, para a vacina DTP (Difteria, Tétano e Poliomielite), é aconselhável fazer um reforço a cada 10 anos para os adultos.

A vacinação é essencial para a prevenção de inúmeras doenças infecciosas. 


8.

“Após os 45 anos, 40 anos para os homens de risco (que tenham caso de câncer na família), faça anualmente um controle de próstata!”

De fato, o cancro de próstata afecta um em cada oito homens! É muito importante detectar o câncer de próstata, o quanto antes.


9.

“ A partir dos 40 anos é altamente recomendável fazer um exame anual no oftalmologista para triagem de glaucoma.”

Na verdade, o glaucoma pode causar cegueira (é irreversível em certos casos), se a doença não for detectada a tempo e tratada adequadamente.




domingo, 27 de maio de 2012


SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este acessa num tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

sábado, 19 de maio de 2012

Parte B- dicas de nutrição e de peso!

  1.  “ Coma de preferência pão integral ao invés de pão branco, pois o pão integral contém até 4 vezes mais fibra. Muito benéfico para a saúde e também para perder peso ”

  2.  “ Consuma diariamente quantidade suficiente de vitamina C, por exemplo, beba um copo de suco de laranja espremido na hora todos os dias se possível ! ”

    A vitamina C possui muitos efeitos preventivos sobre resfriados, gripes, etc.
    Existem controvérsias sobre o efeito científico da Vitamina C na prevenção em doses elevadas (Ex. 1g). A discussão é, se a Vitamina C é eficaz ou não, mas nesse caso não há nenhum risco (nenhum efeito secundário ou perigo particular). Mas em todo caso, devemos mesmo assim, consumir vitamina C diariamente, cerca de 100mg por dia para adultos saudáveis, e até 200mg por dia para fumantes ou doentes.

  3. “ Consumir ômega-3 regularmente, é bom para o astral ! ”

    O ômega-3 tem uma influência positiva para ajudar a tratar a depressão (fase complementar).

  4. “ Coma chocolate preto todos os dias ! ”

    O chocolate preto tem muitas propriedades benéficas para a saúde, tais como:

    - Medidas complementares para prevenir e tratar a depressão ligeira (média);
    - Comer chocolate duas ou mais vezes por semana, diminui em até três vezes o risco de mortalidade cardiovascular, quando você já teve um ataque cardíaco;
    - Diminui a pressão arterial;
    - Ajuda a perder peso;
    - Reduz o risco de cirrose hepática;
    - Etc.
  5.  “ Beba pelos menos uma xícara de chá verde por dia ”

    O chá verde possui muitas propriedades (antioxidante, etc): prevenção do câncer de próstata, favorece a perda de peso (além de outras medidas complementares), “luta” contra a fadiga, etc.

  6.  “Em vez de pegar o elevador, vá de escadas ! ”

    O desporto e o exercício são os métodos mais eficazes para a prevenção da saúde.

  7. “ Mantenha-se em pé o quanto mais, possível ! ”

    De fato, um estudo mostrou que ficar seis horas sentada a cada dia, aumenta em 37% o risco de morte* (particularmente elevada entre as mulheres, mais que os homens), mesmo se você praticar desportos e tiver uma vida saudável (alimentação,etc).

    Enfim, o sedentarismo não é bom para a saúde. Conclusão: peça ao seu chefe para trabalhar em pé ou, por exemplo, compre uma mesa alta para o escritório e de vez em quando se levante da sua cadeira !

    * O estudo não especifica que tipo de morte, mas provavelmente de cancro, doenças cardiovasculares,...pois o estudo foi conduzido pela “American Câncer Society”, realizado com 123.000 homens e mulheres por 13 anos.
     

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas de bons comportamentos para uma saúde perfeita! - Parte A

  1. “ Devemos beber pelo menos 1,5 litros de água todos os dias ! ”

    O corpo elimina naturalmente 2,5 litros de água por dia, mas como nós absorvemos cerca de 1 litro de água com a comida, devemos, portanto, beber 1,5 litros de água por dia! 

  2. “ Se você fuma, pare de fumar o mais rápido possível ! ” 

    O tabaco mata uma em cada duas pessoas com câncer (pulmão, por exemplo), com doenças cardiovasculares,... para a sua saúde não existe coisa pior que o tabaco, pare de fumar o mais rápido possível!

  3. “ Durma 7 horas por noite ! ”

    Para evitar o enfarto do miocárdio, deve-se dormir sete horas por noite. O risco de doença cardiovascular aumenta quando você dorme mais de sete horas ou quando dorme menos de sete horas, de acordo com um estudo dos EUA publicado em agosto de 2010 na revista “Sleep”.

  4. “ Coma saudavelmente !  Sim, sim e sim novamente ”

    A obesidade (e doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos) é uma epidemia ao nível mundial e, evidentemente, uma dieta pobre relacionada ao estilo de vida sedentário, é a causa número um. 

  5. “ Pratique desporto regularmente ! ”

    Desporto, o melhor remédio? Sim, a prática de desporto é benéfica para a saúde: de hipertensão, obesidade à diabetes. 

  6. “ Mantenha sua higiene dental, escove os dentes regulamente (3 vezes ao dia), use fio dental e elixir”

    Às vezes ele é esquecido, mas os dentes fazem parte da nossa saúde, cuidar bem dele, vai evitar contas altas nos dentistas e principalmente dor de dente.

    fonte: http://www.criasaude.com.br/prevencao.htm 
Começámos a abordar o tema: O sistema digestivo. Para saberem mais disponibilizamos aqui um vídeo que explica melhor o seu funcionamento.

domingo, 29 de abril de 2012

Lá vamos nós para mais uma etapa de resumos para o teste intermédio que se aproxima..
Desta vez com o 8º ano. Esperemos que não seja demasiado difícil, e desejamos boa sorte a todos (:
 
Ecologia e ecossistemas:
- Os ecólogos são cientistas que se dedicam ao estudo da Ecologia.
- A Ecologia é o estudo das interacções entre os seres vivos e o ambiente.
- Uma espécie é um conjunto de organismos com características idênticas que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis. 
- A biodiversidade é a diversidade de espécies num determinado ambiente. 
- A biosfera é o conjunto de ecossistemas da Terra.
- O habitat é o meio onde vive um organismo.
- Uma população é um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área e num determinado período de tempo.
- A comunidade é o conjunto de diferentes populações num ecossistema e das interacções que estabelecem entre si. 
- O ecossistema é um sistema dinâmico formado por:
  • Factores abióticos- meio físico-químico. 
  • Factores bióticos- organismos e suas interacções.

Factores abióticos
Os principais factores abióticos são a luz, o solo, a água e a salinidade.

- Relativamente à temperatura:
  • O animais de temperatura constante ou homeotérmicos conseguem manter a sua temperatura interna constante.
  • Nos animais de temperatura variável ou poiquilotérmicos a temperatura corporal varia com a temperatura ambiental.
  • Os animais apresentam adaptações à temperatura, tais como:
    • revestimento corporal: mais pêlos e penas no clima frio.
    • superfície corporal: orelhas e focinho mais curtos no clima frio.
    • suar e artar: perdem calor no clima quente.
    • hibernação: estado de dormência em períodos quentes e secos.
    • estivação: estado de dormência, durante a estação fria.
    • migração: movimento sazonal regular dos seres vivos de um local para o outro.
  • As plantas resistem às baixas temperaturas:
    • ficando reduzidas aos órgãos subterrâneos ou sementes;
    • perdendo a sua folhagem- folha caduca;
    • apresentando folha resistente;
  • Relativamente à luz:
    • O fotoperíodo é o número de horas de luz durante um dia.
    • Nas plantas, a luz condiciona:
      • a realização de fotossíntese;
      • os movimentos em direcção à luz- fototropismos;
      • a distribuição por estratos.
  •  Nos animais, a luz condiciona:
    • a migração;
    • a hibernação;
    • os ciclos reprodutivos;
    • a fototaxia- movimentos relativamente à fonte luminosa;
    • a mudança de cor de pelagem e da penugem.
  •  Relativamente à água:
    Algumas plantas de clima seco apresentam:
    • raízes superficiais longas; 
    • caules carnudos;
    • folhas reduzidas a espinhos;
    • cutícula.
  •  Os animais do deserto apresentam:
    • impermeabilização do corpo;
    • diminuição da produção de urina;
    • diminuição da transpiração.
  • Relativamente ao solo:
    • é uma mistura de material rochoso alterado, minerais, matéria orgânica, água e ar.
Factores bióticos
  • As interacções podem ser:
    • intra-específicas: entre organismos da mesma espécie;
    • interespecíficas: entre seres vivos de espécies diferentes.
  •  As sociedades são conjuntos de indivíduos da mesma espécie que cooperam.
  • A cooperação intra-específica é uma interacção favorável de benefício mútuo.
  • A competição é um interacção intra-específica ou interespecífica em que o comensal é beneficiado e o outro individuo não é prejudicado nem beneficiado.
  • O canibalismo é um caso extremo de competição intra-específica em que os indivíduos adultos se alimentam de outros adultos, ovos, embriões, larvas ou juvenis da mesma espécie.
  • O mutualismo é uma interacção interespecífica em que ambas as espécies são beneficiadas.
  • Ocorre simbiose quando existe uma integração física e fisiológica entre os indivíduos.
  • O parasitismo é uma interacção em que o parasita retira vantagens do hospedeiro.
  • O efectivo populacional- número de indivíduos de uma população- depende da:
    • natalidade: número de nascimentos da população;
    • mortalidade: número de óbitos na população;
    • imigração: número de indivíduos que chegam à população;
    • emigração: número de indivíduos que abandonam a população.

Fluxo de energia e ciclos de matéria:

 O fluxo de energia é unidireccional:
  • A energia solar é transformada pelas plantas em energia química.
  • A energia passa para os outros organismos através da alimentação.
  • Na passagem de um nível trófico para outro nível trófico a energia vai diminuindo.
 A matéria circula de forma cíclica:
  • Os seres autotróficos produzem a matéria orgânica a partir de matéria mineral na fotossíntese.
  • Os seres heterotróficos obtêm a matéria orgânica na alimentação.
  • Os decompositores são heterotróficos que transformam a matéria orgânica morta em matéria mineral, reutilizável pelos seres autotróficos.
  • O ciclos da água é um exemplo de ciclos de matéria.
A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação:
  • O nível trófico é a posição que cada ser vivo ocupa numa cadeia alimentar.
  • Os produtores são sseres autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico.
  • Os consumidores são seres heterotróficos e ocupam os restantes níveis tróficos.
Uma teia alimentar é o conjunto das várias cadeias alimentares de um ecossistema interligadas entre si.
As pirâmides ecológicas representam a transferência de energia e matéria ao longo da cadeia alimentar.

Os ciclos da matéria e o fluxo de energia tendem a manter os ecossistemas em equilíbrio dinâmico.
A sucessão ecológica é a evolução do ecossistema desde a comunicação pioneira até ao clímax.
A comunidade pioneira é o conjunto das primeiras espécies a colonizar um substrato virgem.
  • A sucessão primária inicia-se num local onde nunca existiram seres vivos.
  • A sucessão secundária ocorre num local onde, anteriormente, já existiu uma comunidade.
A variação do número de indivíduos de uma população inclui:
  • crescimento exponencial: aumento rápido do número de indivíduos da população por natalidade;
  • flutuação cíclica: oscilação do número de indivíduos ao longo do tempo. 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas:

As catástrofes naturais são acontecimentos de origem natural com consequências graves para o equilíbrio dos ecossistemas e para as populações humanas.
  • Existem vários modos de reduzir os prejuízos provocados pelos sismos:
    • construir cartas de risco sísmico;
    • estabelecer normas de construção anti-sísmica;
    • realizar exercícios de simulação e conhecer as normas de protecção pessoal.
  • Existem vários modos de reduzir os prejuízos provocados pelos vulcões:
    • planeamento na ocupação do solo;
    • elaboração de planos de evacuação;
    • previsão das erupções. 
As tempestades são manifestações da intensa actividade atmosférica da Terra e podem causar elevados prejuízos humanos e materiais.
  • As principais causas das inundações são:
    • o excesso de precipitação;
    • a falta de limpeza e assoreamento dos leitos; 
    • as construções sem planeamento nem estudo de impacte ambiental.
  • As inundações provocam prejuízos materiais e perda de vidas, podendo ser prevenidas:
    • elaborando cartas de zonas inundáveis;
    • cumprindo a legislação na construção civil.
  • As principais causas das secas são:
    • a falta de precipitação;
    • os valores elevados da temperatura do ar.
  • As secas provocam:
    • a diminuição nas reservas de água potável;
    • o aumento dos incêndios florestais;
    • a diminuição da biodiversidade;
    • a queda da produtividade agrícola;
    • a desertificação.
 As catástrofes tecnológicas são acontecimentos provocados pelo ser humano com consequências drásticas para os ecossistemas e para as populações.

  • As principais causas da poluição atmosférica são:
    • a queima de combustíveis fósseis;
    • as radiações;
    • as ondas sonoras.
  •  As principais consequências da poluição atmosférica:
    • o aumento da temperatura atmosférica, devido ao excesso de gases com efeito de estufa, provocando o aquecimento global.
    • as chuvas ácidas provocam:
      • morte de seres vivos aquáticos;
      • destruição de florestas e campos agrícolas;
      • acidificação dos aquíferos;
      • doenças respiratórias;
      • danos no revestimento dos automóveis, estátuas e edifícios.
    • a redução da espessura da camada do ozono permite uma maior passagem da radiação UV com consequências graves para os ecossistemas e para o ser humano.
  • A poluição aquática é causada por: 
    • poluentes não degradáveis como alumínio, petróleo, pesticidas, mercúrio;
    • poluentes biodegradáveis como esgotos domésticos.
* A poluição aquática pode provocar doenças e o desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos- morte de organismos aquáticos. *

  • A poluição dos solos é causada por:
    • poluição atmosférica e aquática;
    • excesso de agro químicos.
  • A poluição dos solos pode provocar:
    • contaminação dos aquíferos;
    • morte de diversos organismos; 
    • alterações nas cadeias alimentares;
    • doenças no ser humano;
    • salinização do solo.
  • A desertificação é a degradação dos solos resultante das alterações climáticas e das atividades humanas.
  • Para prevenir a desertificação é necessário:
    • adoptar práticas de conservação do solo;
    • praticar agricultura sustentável, como, por exemplo, a agricultura biológica.
  • A desflorestação resulta, principalmente, de:
    •  incêndios, chuvas ácidas e abate de árvores.
  •  A floresta é extremamente importante, pois:
    • liberta oxigénio;
    • é um sumidouro de carbono, contribuindo para a diminuição da GEE (gases efeito de estufa);
    • regula o clima;
    • previne a erosão do solo;
    • aumenta a capacidade de retenção de água no solo; 
    • melhora a qualidade da água;
    • atenua o efeito das cheias;
    • suporta a biodiversidade.
  •  A introdução de espécies invasoras tem como consequência a ocupação do habitat e possível extinção das espécies autóctones, perturbando o equilíbrio dos ecossistemas. 

RECURSOS NATURAIS

Recurso Natural, é tudo aquilo que o Homem retira da Natureza para satisfazer as suas necessidades. Podem ser classificados quanto á sua finalidade - Energéticos, Hídricos, Biológicos e Minerais), e quanto á sua capacidade de reposição na Natureza (Renováveis ou Não Renováveis).

Tipos de água:
  • Água de Nascente
  • Água Mineral
  • Água mineromedicinal
  • Água Termal 

GESTÃO DE RESÍDUOS 
  
Os resíduos podem ser:
  • Agrícolas
  • Industriais 
  • Hospitalares
  • Domésticos
ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais

Destino dos resíduos sólidos urbanos:
  • Reciclagem
  • Compostagem
  • Incineração
  • Aterro Sanitário
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Consiste em satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

ÁREAS PROTEGIDAS:
  • Parque Nacional - área praticamente desocupada pelo Homem e que engloba ecossistemas virgens a preservar
  • Parque Natural - área semi-urbanizada, em que a intervenção humana não desiquilibra os ecossistemas, revelando harmonia a entre o meio natural e a sociedade humana
  • Reserva Natural - área cujo principal objetivo é proteger habitats muito ricos em vida animal e vegetal
  • Paisagem Protegida - tem como principal objetivo proteger uma caraterística de uma paisagem, para que esta não seja humanizada
  • Geomonumento - ocorrência geológica natural que necessita de ser preservada pelo seu interesse científico, cultural, etc.

fonte: Manual "Bioterra"- Sustentibilidade na Terra 8º ano
           Lucinda Motta/ Maria dos Anjos Viana e blog de Ana Mafalda Torres

domingo, 22 de abril de 2012

Dada a aproximação do teste intermédio de ciências naturais 2012 e a incerteza da matéria que poderá ou não calhar, interrompemos por estas duas semanas as sucessivas publicações da matéria de 9º ano, intercalando-a com resumos de 7º e 8º. Estão a seguir apresentados os conteúdos de 7º ano; Os de 8º serão publicados durante os próximos dias. Estejam atentos (:



 7ºANO

A CIÊNCIA

Teoria Geocêntrica:
  • A Terra encontra-se fixada no centro do Universo
  • Foi a teoria defendida por Aristóteles e Ptolomeu
Teoria Heliocêntrica:
  • O Sol encontra-se no centro do Universo, e todos os planetas - incluindo a Terra - giram em torno deste.
  • Defendida por Copérnico e Galileu Galilei

INSTRUMENTOS DE PESQUISA ESPACIAL:

  • Satélites
  • Sondas espaciais
  • Telescópios
  • Radiotelescópios
  • Foguetão e Vaivém
  • Estações Espaciais

A VIDA NA TERRA

  • O Universo formou-se há cerca de 13000 milhões de anos.
  • Resultou do Big-Bang - uma enorme explosão.
  • É no Universo que se encontra a Via Láctea - galáxia á qual pertence a Terra.
  • É na Via Láctea que se encontra todo o Sistema Solar.
Etapas para o aparecimento de vida na Terra:
  1. Os vulcões da Terra libertaram gases que formaram a atmosfera primitiva.
  2. A superfície terrestre arrefeceu, formando-se a crosta terrestre.
  3. Das nuvens formadas resultou chuva.
  4. Esta, levou á formação dos meios aquáticos.
  5. Através de reações químicas, surge a primeira matéria orgânica na água.
  6. Mais tarde surgiram as primeiras células.
  7. As bactérias fotossintéticas produziram oxigénio.
  8. Completaram-se as condições necessárias para a existência de vida na Terra, tendo o Ozono como pretetor das radiações ultravioleta (UV).
Condições que permitem a existência de vida na Terra:
  • Crosta Terrestre sólida
  • Água nos 3 estados físicos 
  • Oxigénio e camada de ozono
  • Luz e calor (do Sol)

A CÉLULA

A célula é a unidade morfológica e fisiológica de todos os seres vivos.
Cada célula pode ser:
    • Procariótica - células sem núcleo definido, mais pequenas e primitivas que se encontram apenas nas bactérias
    • Eucariótica - Células com núcleo definido, maiores e mais evoluídas. Fazem parte dos restantes grupos de seres vivos. As células vegetais são diferentes das animais, porque possuem parede celular, e podem possuir ainda cloroplastos.
Os seres vivos podem ser:

  • Unicelulares - constituídos por uma só célula
  • Pluricelulares - Constituídos por mais que uma célula

PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO:

Fósseis, são registos de seres vivos ou da sua atividade preservados em rochas, sendo formados em rochas sedimentares.

Processos:
  • Moldagem - registo das partes duras do ser vivo em rocha
  • Mineralização - As partes duras do ser vivo vão sendo substituídas por minerais que se encontram nos fluidos que que circulam nas rochas.
  • Conservação ou mumificação - Preservação do ser vivo na sua totalidade numa dada substância, como o gelo ou o âmbar.

PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO DE ESTRATOS:

Estratos, são camadas de sedimentos que se acumulam em cima umas das outras.
O Princípio da Sobreposição de Estratos refere que, se os estratos mantiverem a forma original, cada estrato formado é mais antigo que os que estão por cima e mais recente que os que estão debaixo dele.

  • Idade Relativa - Idade atribuída em relação a outros estratos
  • Idade absoluta - idade exata em anos
Classificação de fósseis:

  • Impressões - são moldes externos de folhas ou outras partes de plantas.
  • Marcas - são vestígios da atividade dos seres vivos.
  • Fósseis vivos - são fósseis de espécies que ainda existem na atualidade.
  • Fósseis de idade - são fósseis que permitem atribuir uma idade relativa a uma rocha
  • Fósseis de fácies - são fósseis que permitem identificar o ambiente existente no local, na altura em que se formaram.

ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO
  • Pré-Câmbio - 4600 M.a. - 540 M.a.
  • Era Paleozóica - 540 M.a. - 250 M.a.
  • Era Mesozóica - 250 M.a. - 65 M.a.
  • Era Cenozóica - 65 M.a.
 TEOCTÓNICA DE PLACAS:

  • A Litosfera está dividida em placas que se movem. As forças que geram estes movimentos designam-se correntes de convecção.
  • As placas tectónicas formam-se nos riftes, e são destruídas nas fossas oceânicas.
Tipos de limites de placas tectónicas:
  • Convergentes - as placas movem-se uma em direção à outra. Nas zonas de subducção uma das placas mergulha por baixo da outra. Quando ocorre entre duas placas continentais, há a formação de cadeias montanhosas.
  • Divergentes - as placas afastam-se uma da outra.
  • Transformantes - as placas deslizam lado a lado, não havendo formação nem destruição de placas.
Deformações da crosta terrestre:

  • Dobras -  deformações nas rochas devido a forças compressivas nos movimentos convergentes das placas tectónicas.
  • Falhas - fratura nas rochas que se forma quando o limite de plasticidade da rocha é ultrapassado, devido a forças compressivas ou distensivas.

VULCANISMO

  • Magma - material rochoso fundido, rico em gases, localizado no interior da crosta terrestre.
  • Lava - Material rochoso fundido, pobre em gases, localizado no exterior da crosta terrestre. Resulta do magma, depois de ser exteriorizado do vulcão.
Localização da atividade vulcânica no planeta:
  • Anel de fogo do Pacífico
  • Dorsal Médio-Atlântica
  • Cintura mediterrânica
Tipos de vulcanismo:

Vulcanismo primário: erupções vulcânias, sendo que pode ser central ou fissural
Vulcanismo secundário: libertação de gases ou água a elevadas temperaturas

Materiais libertados pelo vulcão:
  • Sólidos - piroclastos
  • Gasosos - gases
  • Líquidos - lava
Tipos de erupções vulcânicas:

Efusiva - erupções calmas, lava pouco viscosa, muito pobre em gases e com rios de lava, escoadas longas, sem piroclastos.
Explosiva - erupções violentas, lava muito viscosa, muito rica em gases, com domas ou agulhas vulcânicas, nuvens ardentes e cinzas.
Mista - erupções com episódios calmos e violentos, lava fluida, intermédio conteúdo de gases e com escoadas curtas, lapilli e bombas.

SISMOS:
  • Sismo, é um movimento brusco da superfície terrestre, de pequena duração e com consequências variáveos.
  • Causas: libertação de energia devido á formação de falhas ou movimentos ao longo de falhas tectónicas. A batimentos de grutas, ou movimentação de magma.
  • Hipocentro: local no interior da Terra, onde se origina o sismo.
  • Epicentro: Ponto á superfície, situado na vertical do hipocentro, onde o sismo é sentido em primeiro lugar.
  • Um sismo propaga-se sob a forma de ondas sísmicas.
  • Um terramoto é um sismo de grande violência com epicentro em terra. Marmoto  é uma onda gigante, resultante de um epicentro em mar.
  • Os sismos medem-se através de aparelhos chamados sismógrafos e os registos denominam-se sismogramas.
  • Isossistas, são linhas curvas e fechadas , distribuídas em torno do epicentro, que unem pontos de igual intensidade sísmica. As várias isossistas de um sismo constituem a sua carta de isossistas.
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA - MINERAIS E ROCHAS

Tipos de rocha:
  • Magmáticas - formam-se pela solidificação do magma.
  • Sedimentares - Resultam da deposição de sedimentos provenientes de rochas pré-existentes.
  • Metamórficas - rochas que resultam de transformações de outras rochas em profudidade por ação de elevadas pressões e temperaturas. 
Paisagens geológicas:
  • Paisagem granítica, onde são comuns os Caos de Blocos.
  • Paisagem calcária, com o caraterístico Modelado Cársico.
  • Paisagem basáltica com prismas basálticos e praias de areia escura.

*baseado no blog de Ana Mafalda Torres
Uma reflexão: Mantenha-se em forma! Faça exercício físico, e diga não ao sedentarismo!
O nosso coração é o "motor" do nosso corpo e sem ele, obviamente não conseguíamos viver.
E o que é viver? Eis a questão.
Se nós não nos preocupar-mos com o nosso bem estar e se não fizermos sempre as melhores escolhas, mais ninguém o vai conseguir fazer isso por nós.
Nada melhor do que um dia de sábado para nós. Sair da cama, tomar um bom pequeno-almoço, no entanto com vitaminas suficientes para conseguir passar o dia a fazer exercício físico, ir para a rua e correr, ver a paisagem, respirar ar puro: e no meio de tanto prazer de viver, ainda conseguir contribuir para a nossa boa forma física.
Não custa nada viver da melhor forma. Sempre ouvimos dizer que a força de vontade, é a melhor amiga da saúde.
Continuação de uma boa semana.... e não se esqueçam que na saúde, nós somos os nossos melhores amigos: e os melhores amigos fazem tudo para o bem-estar de quem gostam. Nós gostamos de nós! E vocês?
Curiosidade sobre o Sistema Linfático:

Existe uma técnica de massagem especializada - a Drenagem Linfática Manual (DLM), que consiste em movimentos efectuados manualmente com suavidade, e baixa intensidade de pressão e ritmo constante. Seguindo o trajecto do sistema linfático com movimentos lentos, intermitentes e relaxantes, esta técnica melhora as suas funções naturais.
Introduzida na Alemanha nos anos 30 pelo casal Emile e Astrid Vodder, fisioterapeuta dinamarquês, foi aplicada inicialmente para tratar gripes e sinusites dos seus pacientes, através de manobras específicas nos gânglios linfáticos verificava melhoras.






A drenagem linfática manual beneficia o organismo tanto no campo médico como estético, uma vez que melhora o funcionamento do sistema linfático, ajudando-o a eliminar toxinas e excessos de líquidos acumulados entre as células, reduzindo edemas, reforçando a imunidade e resistência contra doenças.

Fonte: ean.pt

sábado, 14 de abril de 2012

O coração.

O coração é o órgão que impulsiona o sangue para todas as partes do nosso organismo.
O coração é constituído essencialmente por um tecido muscular, o qual se designa por miocárdio, este é responsável pelos seus movimentos rítmicos. Este é também revestido pelo pericárdio.
O coração apresenta quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos.
O sangue entra no coração pelas aurículas e abandona-o pelos ventrículos.
Ao separar o ventrículo esquerdo do ventrículo direito encontra-se um septo.
A função do septo é uma estrutura que impede a mistura do sangue dos dois ventrículos.
Cada uma das aurículas comunica através de uma abertura com o ventrículo situado no mesmo lado. Nessas aberturas, existem válvulas.
A função das válvulas é regular a passagem do sangue das aurículas para os ventrículos.
A válvula que separa a autícula direita do ventrículo direito designa-se tricúspide (ou então mitral).

Observações: ao longo do texto informativo fomos disponibilizando alguns links para que, em caso de dúvida, se possam situar relativamente a do locais do coração.




Temos aqui a designação dos constituintes do coração.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

 Encontrámos este vídeo sobre o Sistema Cardiorrespiratório com uma explicação bastante explícita (que embora seja em espanhol é facilmente compreensível), e decidimos por isso partilhá-lo aqui apesar da pouca qualidade ao nível de imagens.

http://www.youtube.com/watch?v=-W_I4UXwOoE


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Criámos este blog no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano, com a finalidade de expor a matéria lecionada ao longo das aulas, sendo que tencionamos ainda disponibilizar resumos e links úteis para o teste intermédio desta disciplina.